Sincronizar legendas

Você está pronto para assistir a um filme. Você se ajeita no sofá, prepara a pipoca e dá o play para começar. E então, surge um problema: a legenda parece estar totalmente fora de sincronia com o filme. Enquanto um personagem está falando, a legenda mostra outra coisa totalmente diferente, entrando totalmente atrasada.

Bem, como todo mundo sabe que isso é extremamente irritante e pode estragar o filme que estamos vendo, vamos oferecer nesse artigo uma série de soluções que podem “vir mesmo a calhar” naquele momento problemático. Confira as soluções abaixo, da mais simples para a mais complicada.

Sincronizar legendas no player de vídeo

A partir do próprio reprodutor do vídeo, você pode realizar ajustes no tempo que a legenda aparece, aumentando ou diminuindo o número de quadros e/ou segundos.

Sincronizar legendas no BSPlayer

Primeiro abra o vídeo com a legenda. Para acessar essa função no BSPlayer, basta clicar com o botão direito sobre o vídeo (ou então no botão Menu) e ir a Legendas > Primário > Propriedades. Você encontrará as funções “Corrigir o tempo +” (que adianta a legenda), “Corrigir o tempo -” (atrasa a legenda) e “Correção manual”.

Acesse o menu para correção da legenda. img1

Nessa última função (Correção manual) é possível atribuir um valor em segundos e em frames para ajustar a sua legenda. Basta usar valores positivos caso a legenda apareça depois ou negativos caso apareça antes.

Ajuste o tempo da legenda. img2

Sincronizar legendas no Media Player Classic

Nesse caso você também deve abrir antes o vídeo e a sua legenda. Depois, clique no menu Play > Subtitles e acesse a função Options.

Vá na opção do MPC. img3

Você encontrará um campo de configuração chamado “Delay Interval”. O valor é em milisegundos, bastando adicionar a quantidade de tempo que a legenda deve demorar a aparecer. Ou então, colocar um valor negativo para que a legenda apareça antes.

Delay Interval é a opção para ajuste no MPC. img4

Sincronizar legendas no VLC

Passo 1. Antes de executar o filme no reprodutor, é importante que o arquivo de vídeo e o arquivo de legenda (.srt) estejam na mesma pasta e com nomes iguais.

A legenda e o vídeo devem ter o mesmo nome de arquivo (Foto Reprodução Ramon Cardoso)

Passo 2. Execute o arquivo de vídeo no VLC Media Player. Caso o passo anterior tenha sido seguido, a legenda com o mesmo nome do filme será automaticamente detectada.

Passo 3. Com o filme escolhido aberto no VLC, clique em “Ferramentas” e, em seguida, em “Sincronização da Trilha”.

Acesse Ferramentas e Sincronização da Trilha (Foto Reprodução Ramon Cardoso)

Passo 4. Marque a diferença de tempo entre a legenda e a fala e escolha entre atrasar/adiantar a legenda ou o áudio do filme, de acordo com a necessidade.

Passo 5. Insira o valor correspondente ao tempo de dessincronia no campo Áudio/Vídeo ou Legenda/Vídeo e clique no símbolo com duas setas azuis, no canto superior direito.

Atrase ou adiante o tempo necessário (Foto Reprodução Ramon Cardoso)

Pronto! Agora é só clicar em “Fechar” e aproveitar o filme!

Sincronizar legendas manualmente

Uma última maneira de você arrumar o tempo da legenda é a editando manualmente. Para isso, é possível utilizar um programa chamado Subtitle Workshop. Com ele você pode editar o tempo individual de cada fala ou então arrumar tudo de uma vez só. Basta ir ao menu Edit > Timings e clicar em Set Delay.

Acesse a opção para ajuste do tempo. img5

Na janela aberta, escolha se quer adiantar ou atrasar a legenda através dos sinais de + e -. Depois, escolha o tempo desejado em horas:minutos:segundos,milésimos. E, por último, defina se quer a alteração para toda a legenda ou somente para o que foi selecionado no programa.

Ajuste o tempo e dê Ok. img6

Se você tentou todas as formas acima, mas nenhuma deu certo, e tem uma solução diferente, conte para nós nos comentários e ajude outros usuários.